A cultura profissional da sua empresa está diferente? A constante evolução das novas tecnologias dotou a sociedade de ferramentas virtuais que vieram mudar não só a forma como vivemos, mas também a forma como trabalhamos.
A variação entre modelos de trabalho híbridos e de teletrabalho trouxe novos desafios no que toca à cultura profissional, como é o caso da formação.
Formação disponível “on demand”
Uma formação disponível onde e quando quisermos é o reflexo da mudança do paradigma da aprendizagem.
Contudo não basta adaptarmos os conteúdos que já existem ao meio virtual. A solução passa sim por utilizar as ferramentas virtuais disponíveis de modo a produzir conteúdos únicos e diversificados que permitam a um indivíduo não só adquirir novos conhecimentos como também aperfeiçoar conhecimentos pré-existentes, sem rigidez de horários e tendo em consideração todas as imprevisibilidades inerentes ao nosso quotidiano.
A ideia pré-concebida de que uma formação deveria ter lugar numa sala, na qual está presente um formador que apresenta os conteúdos aos seus formandos de uma forma pouco apelativa, está completamente ultrapassada. A chave está numa formação online dinâmica, adaptada às mudanças do quotidiano e às exigências do público-alvo.
Aprender ao longo da vida
Todos já ouvimos a célebre expressão “aprender ao longo da vida“. Mas o que implica? Aprender ao longo da vida é uma filosofia que implica aperfeiçoar ou adquirir novos conhecimentos, os quais são importantes para a adaptação do indivíduo ao contexto social, económico e profissional onde este se integra.
Os especialistas são unânimes: aprender ao longo da vida deveria ser prática comum e acessível a qualquer ser humano. Todavia nem sempre é o que acontece, já que existem indivíduos que pensam que depois de se finalizar um determinado grau educativo deixa de ser necessário adquirir conhecimento. Esta convicção está completamente errada.
Adquirir um diploma de ensino superior já não é sinónimo de conhecimento máximo, na medida em que, vivemos num mundo marcado pelo surgimento de novas informações e de novos desenvolvimentos o que por sua vez implica a aquisição de novas aprendizagens.
Muitas vezes existem assuntos que nos despertam interesse e sobre os quais gostaríamos de saber mais, contudo apesar de ser possível encontrar variadíssimas informações na internet, as mesmas encontram-se dispersas e desordenadas. Com a formação online é possível agregar todos os conteúdos referentes a determinado assunto, de uma forma ordenada e apelativa e disponibilizá-los a quem pretenda saber mais sobre o assunto em questão.
Formação online e a retenção de talento
Atualmente a retenção de talento constitui uma das principais preocupações das empresas. Recrutar profissionais altamente qualificados também passa por investir na continuidade da sua formação:
– Dando-lhes ferramentas para que possam evoluir dentro da estrutura da empresa, obter bons resultados e fazer a empresa crescer consigo.
– A aposta na formação contínua dos colaboradores faz com que estes se sintam valorizados apresentando assim melhores níveis de produtividade e um trabalho que ostenta maior qualidade.
– A formação online pode ajudar as empresas a transmitirem aos seus colaboradores os conteúdos formativos de uma forma mais dinâmica e com maior liberdade, contribuindo para que os colaboradores se sintam motivados para aprender;
O paradigma da formação necessita de mudanças profundas, todavia algumas alterações já são visíveis. Precisamos de conseguir rentabilizar ao máximo os recursos virtuais a que as novas tecnologias nos permitiram ter acesso, contribuindo para a aquisição ou incremento de determinadas skills.
Upskilling e Reskilling: dois conceitos e um único objetivo
Os termos upskilling e reskilling estão intimamente relacionados com a aquisição contínua de conhecimento e competências. O conceito de upskilling está relacionado com a aquisição de conhecimento e competências numa perspetiva de crescimento, enquanto que o termo reskilling, atua numa perspetiva de reconversão, de reajuste de funções.
E o que têm em comum? Geram uma evolução positiva do mercado empresarial, uma vez que, trazem não só especialização, como também, uma maior versatilidade dos seus intervenientes. Constituem processos fundamentais:
– Na ótica das organizações empresariais uma vez que estas se conseguem tornar mais competitivas através da otimização do seu capital humano;
– Na ótica individual permitindo ao indivíduos o domínio de ferramentas para se adaptar de uma forma mais concreta à era digital, incrementando a sua probabilidade de sucesso na mesma.
Podemos apontar a importância da formação online como um elemento que coadjuva não só a aprendizagem de novas competências, como também, permite a reconversão de conhecimentos que haviam sido aprendidos anteriormente.
Cultura profissional e a formação online
A cultura profissional de um indivíduo está relacionada com as normas, valores e competências, pelas quais este se rege e utiliza, de modo a desempenhar da melhor forma possível a sua profissão. Todavia, ao longo do seu percurso profissional um indivíduo pode deparar-se com a necessidade de ter de adquirir new competências ou *skills* que lhe permitam progredir na carreira.
A formação online contribui para que um indivíduo apresente um nível de capacitação mais elevado, que lhe permita não só abraçar novos desafios profissionais, como também, adaptar-se a mudanças no seu posto de trabalho.
E como pode um indivíduo adquirir esses elementos que lhe faltam? Pode recorrer à formação online. Uma formação que tem em conta os seus objetivos, a sua disponibilidade e os seus conhecimentos.
Qual a relação entre formação, a cultura profissional e a retenção de talento?
A relação entre estes três elementos é mais próxima. A formação é a base da cultura profissional e da retenção de talento, pois sem ela não seria possível às empresas consolidarem nenhum dos restantes dois elementos.
Por seu lado, a retenção de talento pode contribuir para a criação de uma cultura profissional mais abrangente e consolidada. Já uma empresa que apresente uma cultura profissional baseada na aposta na formação contínua dos seus colaboradores e na sua consequente valorização profissional tem maior capacidade de retenção de talento, quando comparada com outras empresas que não apostem de forma tão veemente na formação dos colaboradores. Ou seja, a retenção de talento e o estabelecimento de uma cultura profissional concreta e fundamentada estão dependentes da aposta das empresas na formação dos seus colaboradores.
O futuro da formação
Um mundo em constante mudança, conjugado com o surgimento constante de novas tecnologias propicia a ascensão da formação online. Uma formação adaptada aos diferentes contextos, objetivos e imprevisibilidades do quotidiano. A aposta em conteúdos formativos dinâmicos, inovadores e únicos irá permitir não só mudar o paradigma da formação em vigor atualmente, como também, motivar e sensibilizar os indivíduos para a necessidade de promoverem uma aprendizagem online e contínua ao longo da vida.
Estão reunidas as condições para a implementação de uma formação vocacionada para o futuro e mais atenta às características de cada indivíduo ou empresa. Uma formação que consegue transformar a informação em conhecimento de uma forma inovadora.