Trabalho Multidisciplinar: diferentes conhecimentos e um só objetivo

Descubra as inúmeras vantagens do trabalho multidisciplinar que vão além do âmbito profissional, permeando também o desenvolvimento pessoal.

Descubra as inúmeras vantagens do trabalho multidisciplinar que vão além do âmbito profissional, permeando também o desenvolvimento pessoal.

O trabalho multidisciplinar constitui um elemento de primazia perante os demais concorrentes no mercado empresarial, uma vez que, permite a conceção de produtos ou serviços inovadores e criativos, por força da convergência de diferentes conhecimentos e áreas.

Neste artigo iremos explorar o conceito de trabalho multidisciplinar, evidenciando as suas vantagens e desafios, assim como, algumas diretrizes que podem ajudar a que o trabalho multidisciplinar seja implementado na sua empresa com sucesso.

Vantagens do trabalho multidisciplinar

O trabalho multidisciplinar constitui uma metodologia de trabalho fundamental não só para o sucesso de uma empresa ou negócio, como também para a colaboração eficaz e proativa dos membros de uma equipa de trabalho.

Seguidamente iremos apresentar algumas das principais vantagens inerentes a esta tipologia de colaboração no local de trabalho:

  1. União de competências e conhecimentos de diferentes áreas: A união destes dois elementos torna possível encontrar soluções mais criativas e inovadoras para problemas complexos. Exemplo: na área da medicina, as equipas multidisciplinares são compostas por médicos, enfermeiros, terapeutas, assistentes sociais e outros profissionais e têm como objetivo tratar pacientes com condições médicas complexas.
  2. Incremento da capacidade de resolução de problemas: A convivência de colaboradores com diferentes perfis contribui para um incremento da capacidade de resolução de problemas, uma vez que estimula o pensamento crítico, permitindo encontrar soluções criativas e diferenciadas para a resolução dos mesmos.
  3. Promover a compreensão e a colaboração entre diferentes áreas e profissionais: Este facto contribui para a criação de um local de trabalho mais inclusivo, no qual os indivíduos colaboram de uma forma eficaz, ajudando a reduzir a hierarquia e consequentemente a aumentar a autonomia dos indivíduos que o integram.
  4. Promover a proatividade, a independência e a flexibilidade: Os membros integrantes de equipas multidisciplinares geralmente são mais proativos, independentes e flexíveis, o que por sua vez contribui para uma tomada de decisão mais fundamentada e assertiva.

Trabalho multidisciplinar: os desafios

Apesar de todas vantagens inerentes ao trabalho multidisciplinar, as quais se estendem às esferas pessoal e profissional, este apresenta um conjunto de desafios que podem explicar a prudência que ainda se denota relativamente à sua implementação.

trabalho multidisciplinar
© Unsplash

O principal desafio do trabalho multidisciplinar consiste no défice de comunicação e coordenação entre as diferentes áreas e profissionais envolvidos, o que por sua vez pode conduzir a conflitos e atrasos no que respeita à conclusão dos projetos, algo prejudicial para o sucesso de uma empresa ou negócio.

Dois outros fatores a ter em atenção por parte das empresas aquando da implementação de uma metodologia de trabalho multidisciplinar, prendem-se com a falta de padronização e com o alinhamento dos processos.

Para uma equipa multidisciplinar funcionar corretamente, devem ser definidos os papéis de cada membro no seio do projeto, de modo a que cada um tenha conhecimento da função a desempenhar. Contudo, numa equipa multidisciplinar é necessário existir sinergia entre os vários membros, ou seja, se um colaborador terminar a sua função antes do término do projeto, pode e deve perguntar aos restantes membros se necessitam de algum tipo de ajuda para terminar a função que lhes foi designada.

Como implementar o trabalho multidisciplinar com sucesso

Para garantir o sucesso do trabalho multidisciplinar, os colaboradores envolvidos neste processo devem ostentar a capacidade de comunicar claramente e de colaborarem de uma forma eficaz.

E como podemos alcançar este intento? A capacidade de comunicar claramente e de colaborar de uma forma eficaz pode ser alcançada através da realização de reuniões regulares e de formações direcionadas para o efeito, além de também poderem ser utilizadas ferramentas e demais tecnologias de comunicação. O que significa gerir uma equipa multidisciplinar? Além de ser necessário conciliar os backgrounds dos vários membros, gerir uma equipa multidisciplinar significa reunir os talentos individuais com o intuito de fortalecer o coletivo, estando todos alinhados em prol de um objetivo comum.

Outro elemento a ter em consideração quando nos referimos à implementação de uma metodologia de trabalho multidisciplinar numa empresa ou negócio, prende-se com a capacidade que o líder apresenta para realizar uma gestão sustentável dos vários perfis integrantes da equipa.

O líder deve assim ter a capacidade de gerir os diferentes perfis dos membros da equipa multidisciplinar, tendo como foco não só o coletivo, como também, os desígnios individuais.

Os feedbacks também são um elemento importante no que respeita à implementação com sucesso do trabalho multidisciplinar numa empresa. E porquê? Saber a opinião dos líderes permite que os colaboradores não só se sintam motivados, como também, tenham conhecimento dos aspetos que podem melhorar, de modo a contribuírem de uma forma mais completa para o sucesso coletivo e possam crescer individual e profissionalmente.

Ainda com dúvidas sobre o que é o trabalho multidisciplinar?

O conceito de trabalho multidisciplinar define-se como uma tipologia de colaboração, na qual diferentes profissionais com competências e conhecimentos complementares trabalham juntos em prol de um objetivo comum.

Este tipo de trabalho é cada vez mais comum em áreas como a ciência, a engenharia, a medicina, a educação, a arte e a tecnologia.

Diferentes conhecimentos e um objetivo comum

O trabalho multidisciplinar constitui uma estratégia concreta e eficaz quer para a resolução de problemas complexos, quer para a promoção da inovação em diferentes áreas. Todavia, é de extrema importância que os colaboradores envolvidos na mesma consigam colaborar e apresentem a capacidade de comunicar de uma forma eficaz.

Para este efeito é preponderante que os colaboradores apresentem um conjunto de soft skills fundamentais para o sucesso da implementação de uma metodologia de trabalho multidisciplinar, como por exemplo, empatia e trabalho em equipa.

Nós, School of Self, temos como objetivo ajudar a sua empresa no processo de implementação de uma metodologia de trabalho multidisciplinar, a qual é fundamental para o sucesso da empresa e para promoção da diversidade no local de trabalho, uma temática objeto de discussão na sociedade.

Deste modo, temos a possibilidade de produzir formações únicas, tendo como base os objetivos e necessidades individuais ou coletivas que nos são apresentadas, assim como, uma curadoria de conteúdos de excelência.

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