Saúde mental e o trabalho

O Dia da Saúde Mental é celebrado anualmente a 10 de outubro, e o tema deste ano é “Saúde Mental no Trabalho”. O objetivo é dar destaque ao papel essencial da saúde mental em ambientes profissionais, defendendo locais de trabalho onde a saúde mental é prioridade, protegida e promovida.

A saúde mental é uma parte inseparável da nossa existência e da saúde em geral, influenciando todos os aspetos da nossa vida, tanto a nível pessoal como coletivo.

O Dia da Saúde Mental é celebrado anualmente a 10 de outubro, e o tema deste ano é “Saúde Mental no Trabalho”. O objetivo é dar destaque ao papel essencial da saúde mental em ambientes profissionais, defendendo locais de trabalho onde a saúde mental é prioridade, protegida e promovida.

O que é a saúde mental?

Segundo a OMS, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. Isto que dizer que a saúde mental é uma parte fundamental da saúde em geral. Não podemos dizer que somos totalmente saudáveis se a nossa mente não estiver equilibrada.

A saúde mental refere-se ao estado de bem-estar emocional, psicológico e social de uma pessoa. Envolve a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à vida e às nossas experiências, e também influencia a maneira como lidamos com o stress, interagimos com os outros, tomamos decisões e enfrentamos os desafios diários.

Qual é a importância da saúde mental?

Muitos acreditam que ter uma boa saúde mental significa estar isento de emoções negativas e saber desligar dos problemas que surgem, no entanto é muito mais que isso: é saber gerir emoções e situações de forma eficaz.

A saúde mental tem impacto em praticamente todos os aspetos da vida, e por isso não deve ser descartada a sua importância.

Impacto no bem-estar pessoal

Quando estamos bem mentalmente, somos capazes de desenvolver a resiliência para os desafios que possam aparecer diariamente e pode ajudar na capacidade de adaptação. Pessoas mentalmente saudáveis conseguem gerir melhor o stress, emoções e tomar decisões de forma mais acertada e que tenham um impacto mais positivo nas suas vidas.

Relações interpessoais saudáveis

Pessoas mentalmente saudáveis tem uma conseguem construir e manter relações saudáveis de uma forma mais eficaz e também se lidar com conflitos e mostrar mais empatia e compreensão.

Se for a situação contrária, ou seja, pessoas mentalmente instáveis, as capacidades de comunicação podem ser uma barreira na construção de relações saudáveis, com os outros e connosco próprios.

Desempenho no trabalho e/ou estudos

Estando mentalmente saudável, a produtividade pode aumentar bastante porque as pessoas se tornam mais eficientes e criativas, o que promove um bom desempenho e maior motivação. É por isso cada vez mais interessante existir uma promoção da saúde mental no trabalho, de forma a melhorar resultados e manter um bom ambiente.

Porquê falar de saúde mental no local de trabalho?

Atualmente, 1 em cada 6 trabalhadores apresenta um diagnóstico psiquiátrico em cada ano de trabalho. Tal como dito acima, estes resultados tem um impacto direto e negativo no trabalho, porque podem causar mau ambiente, perda de produtividade, entre outros factores que acabam por afetar de forma geral a empresa e a cultura organizacional, e ainda a questão de retenção de talentos no trabalho.

É necessário quebrar o tabu existente na saúde mental: são várias as pessoas que tem medo ou vergonha de serem consideradas menos capazes e discriminadas. Os locais de trabalho devem construir uma cultura de aceitação, respeito e inclusão, onde a doença mental não precisa de ser escondida, mas existem sim soluções para ajudar os colaboradores.

Como promover a proteção da saúde mental no trabalho?

Existem várias iniciativas que as empresas podem aderir, de forma simples que fazem toda a diferença:

Comunicação contínua

Para a construção de um ambiente de trabalho saudável, a comunicação é o primeiro passo. Simples gestos como questionar os trabalhadores sobre as suas preocupações e necessidades pode demonstrar preocupação com o bem-estar da equipa, e consequentemente terá uma noção maior do ambiente.

Combate ao preconceito

Como indicado anteriormente, por vezes falar de doença mental ainda é um constrangimento. Deve existir abertura para um diálogo sem julgamentos e sobretudo acesso à informação de como os trabalhadores podem ser ajudados.

Respeito do tempo de descanso

As empresas devem compreender que os períodos de descanso tem uma importância essencial e devem ser respeitados. Os líderes podem e devem incentivar a marcação de férias, facilitar pausas regulares e evitar contacto com os trabalhadores fora do horário laboral.

Investimento na formação

Além da formação ser obrigatória nas entidades, pode ser também uma excelente solução para motivar os formadores e ajudar a abordar temas que podem ser complicados. Na School of Self além de ter uma catálogo vasto de formação, também temos formações focadas na questão da saúde mental, produtividade e gestão de poder. Acreditamos que podemos ser parceiros dos recursos humanos e promover a criação de uma cultura de aprendizagem. Caso pretendas saber mais sobre as nossas formações e como podemos ajudar na temática da saúde mental, basta contactar para hello@schoolofself.pt ou visitar o site da School of Self

Livros sobre saúde mental

Para terminar este post deixamos ainda algumas recomendações de livros que podes ler para saber mais sobre este tema, e o impacto que pode ter nas nossas vidas.

  • O Que os Meus Ossos Sabem: um testemunho em primeira mão de Stephanie Foo, que após ser diagnosticada com Perturbação de Stress Pós-Traumático Completo, decide partilhar a sua história e mostrar como é possível viver com o passado, recuperar a de uma doença mental e retomar uma vida equilibrada.
  • Talvez Devesses Falar com Alguém: este é um livro que nos leva aos bastidores do mundo de uma terapeuta, entrando no seu mundo como profissional e paciente, oferecendo um passeio profundamente pessoal pelos corações e mentes.

Bem-Vindo à
School Of Self

Entra e sente-te em casa!

Entrar na Conta