A compreensão da importância da saúde financeira e do bem-estar económico constitui um elemento fundamental para uma vida equilibrada e próspera.
Possuir uma boa saúde financeira, ajuda a que se consiga não preparar para as adversidades e também ter maior estabilidade e segurança na sua vida.
Saúde financeira: o que é?
A saúde financeira define-se como o estado geral da situação financeira de um indivíduo, de uma empresa ou de um país. Este conceito implica a compreensão clara de todos os elementos inerentes à situação financeira, como as receitas, as despesas, os ativos e as dívidas.
Que características ostenta um indivíduo com boa saúde financeira? Um indivíduo com boa saúde financeira, possui além de maior estabilidade e segurança na sua vida, um elevado nível de competência no que respeita à gestão do seu dinheiro, do controlo dos gastos, da poupança e do investimento.
Portugal ocupa os últimos lugares em rankings de literacia financeira na Europa, aspeto pouco abonatório para um país que ostenta uma realidade económica muito difícil. Devido à pouca literacia financeira, elementos como a saúde financeira e o bem-estar económico ficam prejudicados.
Como contrariar a baixa literacia financeira em Portugal?
A melhor forma para inverter esta tendência prende-se com educar a população para a literacia financeira. Uma população conhecedora de todos os elementos relacionados com a literacia financeira, terá inevitavelmente uma melhor saúde financeira e consequentemente um bem-estar económico.
Um dos principais segmentos da School of Self, está relacionado com a promoção da literacia financeira junto da população, contribuindo para a tomada de decisões mais conscientes neste segmento.
Importância da saúde financeira
A vida é difícil e apresenta-nos todos os dias obstáculos e desafios que nos fazem questionar as nossas decisões. É, na verdade, um campo que afeta em larga escala os elementos da vida, da saúde mental à física.
O que pode causar a falta de saúde financeira? O défice de saúde financeira pode contribuir para o desenvolvimento de doenças do foro psicológico como stress e ansiedade. Além disso, uma saúde financeira deficitária irá dificultar a satisfação de necessidades básicas como alimentação, habitação e cuidados de saúde.
Quando um indivíduo ostenta uma boa saúde financeira, consegue enfrentar os desafios financeiros e preparar-se para o futuro com maior segurança.
Como alcançar uma boa saúde financeira?
Esta prática constitui um elemento fulcral para um bem-estar económico. Seguidamente, iremos apresentar-lhe cinco dicas que irão ajudá-lo a atingir maior estabilidade.
- Estabeleça um orçamento: esta é uma das formas mais eficazes para gerir o seu dinheiro. A elaboração de um orçamento irá permitir que acompanhe as suas despesas e ganhos, com ajustes de modo a atingir as suas metas;
- Poupança: é elemento fulcral para almejar o grande desígnio da saúde financeira. Pode estabelecer um objetivo de poupança e determinar a percentagem do seu rendimento. Deve ponderar uma conta poupança , de modo a evitar gastar o dinheiro que consegue economizar;
- Investimento: uma das melhores formas de fazer o seu dinheiro “crescer” é investir. Existem várias opções e deve ter a certeza que compreende todos os riscos envolvidos;
- Evite contrair dívidas desnecessárias: caso necessite de um empréstimo deve realizar uma pesquisa cuidadosa de modo a encontrar a melhor taxa de juro. Não ceda ****à ****primeira solução, geralmente inerente a um cartão de crédito com juros excessivamente altos.
- Literacia financeira: permite-lhe tomar decisões do ponto de vista financeiro de uma forma fundamentada, uma vez que, conhece todas as práticas e conceitos inerentes.
Literacia financeira na sociedade
A literacia financeira é um dos elementos fundamentais para almejar uma boa saúde financeira e consequentemente um bem-estar económico. Permitirá uma vida mais organizada e com menos preocupações.
A tomada de decisões informadas e eficazes constitui uma das principais vantagens de ter níveis consideráveis de literacia financeira. Contribuirá para evitar erros que têm como consequências as dívidas, as falências e demais problemas de ordem financeira.
Se dispor um bom nível de literacia financeira, terá uma maior capacidade de se proteger de fraudes e golpes financeiros. Porque será que os burlões escolhem como alvo os idosos para os seus crimes? São uma faixa etária com grande reticência no que respeita a confiar em bancos, optando por ter o seu dinheiro em casa. Aproveite os cursos da School of Self para incrementar os níveis de literacia financeira, onde terá acesso a um conjunto de informações.
A chave está na capacidade de transformar a informação em conhecimento, contribuindo para um bem-estar económico saudável e consequentemente para uma vida mais equilibrada.