A gestão de tempo e a gestão de pessoas constituem dois elementos fulcrais para o sucesso de qualquer empresa ou negócio.
Estas duas competências são importantes para a produtividade, eficiência e desempenho dos colaboradores, elementos que irão coadjuvar o sucesso da empresa.
Gestão de tempo: O que é?
O conceito de gestão de tempo define-se como a capacidade de planear, organizar e controlar o tempo despendido para a realização de cada atividade. Esta competência é importante para qualquer indivíduo, mas é particularmente relevante para líderes e gestores de equipas. E porquê? Numa empresa, a implementação de uma gestão de tempo eficiente permite maximizar a produtividade, reduzir o stress e manter uma qualidade de trabalho enquadrada nos padrões previamente definidos.
No âmbito empresarial, uma boa gestão de tempo não está relacionada com trabalhar mais rápido, mas sim com trabalhar de uma forma mais inteligente e eficaz.
Por seu lado, uma boa gestão de tempo a nível pessoal, possibilita que um indivíduo organize a sua vida, sem caos. Para uma gestão de tempo eficaz podem ser utilizadas ferramentas como listas de tarefas, calendários, aplicações de produtividade e técnicas de gestão de tempo como a Pomodoro.
Conhece a técnica Pomodoro?
A técnica Pomodoro é um método de gestão de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Este método de gestão de tempo consiste na utilização de um cronómetro com o objetivo de dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por pequenos intervalos.
O fundamento que contribuiu para o desenvolvimento da técnica Pomodoro assenta na ideia de que a realização de pausas frequentes contribui para o incremento da agilidade mental.
Como ter uma boa gestão de tempo
Uma boa gestão de tempo constitui um elemento fundamental não só em termos pessoais, como também, no ambiente profissional, estando o sucesso nestes dois segmentos dependente da mesma.
Seguidamente apresentamos-te quatro dicas que irão ajudar a incrementar a competência de gestão de tempo:
1. Priorizar tarefas: é fundamental identificar quais são as atividades mais importantes, e consequentemente as que devem ser concluídas em primeira instância;
2. Delegar tarefas: para uma gestão de tempo eficiente é necessário ter a capacidade de distribuir o trabalho por outras pessoas, sempre que exista essa possibilidade, de modo a que todas as tarefas sejam concluídas sem atrasos;
3. Definir prazos: ao estabelecer prazos realistas para a conclusão das tarefas, é possível planear o trabalho a realizar para que o mesmo seja concluído dentro do prazo estipulado;
4. Evitar distrações: para uma boa gestão de tempo, deve-se minimizar as distrações, ou tentar encontrar um espaço tranquilo para trabalhar.
Gestão de pessoas e um ambiente de trabalho saudável
A gestão de pessoas engloba elementos como a liderança, a motivação e a supervisão dos colaboradores. Esta competência integra a capacidade de gerir as pessoas de forma a maximizar o seu contributo para o funcionamento da empresa, nomeadamente no que respeita à produtividade, trabalhando de uma forma mais inteligente e eficaz.
Quais são as principais vantagens de uma gestão de pessoas eficiente? A gestão de pessoas realizada com sucesso contribui para um ambiente de trabalho saudável, o qual incentiva a criatividade e a inovação dos colaboradores.
Um ambiente de trabalho saudável proporciona um aumento da satisfação dos colaboradores e consequentemente uma maior capacidade de retenção de talento por parte da empresa.
Dicas para uma boa gestão de pessoas
Uma boa gestão de pessoas é sinónimo de sucesso para uma empresa ou negócio. Contudo não estamos perante um processo linear, sendo possível surgirem obstáculos e desafios. Algumas dicas que promovem uma boa gestão de pessoas em ambiente empresarial são:
1. Comunicação clara: estabelecer uma comunicação clara com os colaboradores contribui para que estes tenham conhecimento do que é esperado do seu desempenho profissional.
2. Feedbacks frequentes: ao dar feedbacks construtivos de forma frequente, os colaboradores sabem como podem melhorar e desenvolver as suas competências.
3. Reconhecimento: ter a capacidade de reconhecer e recompensar um trabalho desempenhado com excelência, contribui para que os colaboradores se sintam mais valorizados e motivados.
4. Desenvolvimento de competências: promover o desenvolvimento de competências dos colaboradores, permite que estes sintam que podem crescer profissionalmente, além de contribuir para que estes estejam mais capacitados para desempenhar várias funções durante o processo produtivo.
A arte de gerir o tempo e as pessoas
Apesar de estarmos perante dois conceitos distintos na sua matriz, a gestão de tempo e a gestão de pessoas estão inter relacionadas. Por exemplo: se o líder de uma empresa não apresenta uma gestão eficiente do seu tempo, consequentemente não terá tempo suficiente para gerir a sua equipa de uma forma eficaz.
A gestão de tempo e a gestão de pessoas constituem duas áreas determinantes para o sucesso de uma empresa ou negócio. Deste modo, é fundamental que os líderes e gestores sejam proficientes em ambas as áreas, para assim poderem maximizar a produtividade e o desempenho dos colaboradores, além de promoverem um ambiente de trabalho saudável.
Trabalhar as duas competências de gestão de tempo e recursos
Trabalhar estas duas competências não é um processo linear, uma vez que, implica a aquisição de hábitos e soft skills imprescindíveis quer para o seu desenvolvimento, quer para a sua consolidação. Todavia, estamos perante dois elementos fulcrais para o sucesso pessoal e profissional de um indivíduo, sendo necessário a consciencialização para a importância da aquisição das mesmas.
Na School of Self procuramos incrementar a competência de gestão de tempo ou de gestão de pessoas. Através da concetualização de conteúdos tendo por base os objetivos e necessidades que nos são apresentados, a School of Self, ajuda a consolidar ou a desenvolver estas duas competências tão importantes para “sobreviver” na sociedade atual.