A gestão de conflitos constitui uma competência fundamental que contribui não só para o desenvolvimento pessoal, como para o crescimento profissional de qualquer indivíduo.
Os conflitos surgem quando existem divergências de opiniões, de objetivos ou de interesses. Todavia, quando estes são resolvidos de uma forma eficaz, é possível alcançar soluções que beneficiem todos os envolvidos.
Gestão de conflitos: O que é?
A gestão de conflitos no mundo empresarial pode ser definida como um conjunto de ações que têm como objetivo fundamental o de promover a harmonia entre os colaboradores, sem quaisquer repercussões para a sua produtividade.
E como pode ser conseguida essa harmonia? A harmonia entre os colaboradores contribui para que estes apresentem não só níveis de produtividade elevados, como também, uma melhor capacidade de trabalho em equipa, um dos elementos mais importantes para o sucesso empresarial.
Os conflitos advêm tradicionalmente de divergências de opiniões, de objetivos ou de interesses, estando a solução para a harmonia entre os colaboradores na resolução eficaz dessas mesmas divergências.
Gestão de conflitos no mundo empresarial
No mercado empresarial, a gestão de conflitos pode ser determinante para o sucesso de uma empresa ou negócio. E porquê? Onde há negócios, há pessoas. Onde há pessoas, há emoções e das emoções surgem os conflitos.
A solução para esta problemática no mundo empresarial, passa essencialmente por capacitar os colaboradores, de forma a que estes consigam lidar com as suas emoções e apresentar os seus pontos de vista, sem criar qualquer conflito. Geralmente, o papel de mediador de conflitos no mundo empresarial é atribuído ao líder da empresa, contudo qualquer colaborador pode ajudar neste intento, desde que ostente as competências necessárias para o efeito.
Como podemos ajudar?
A School of Self pode ajudar, através da criação de formações únicas e direcionadas para as necessidades e objetivos de cada colaborador. Por exemplo: na sua empresa tem um colaborador que apresenta muitas dificuldades em reagir às opiniões dos colegas de uma forma calma e serena, interpretando cada opinião contrária como um ataque.
Neste caso, o colaborador da sua empresa necessita de uma formação que lhe permita adquirir soft skills, como a capacidade de comunicar abertamente e de ouvir atentamente. Com estas novas competências, o colaborador da sua empresa aprende a reagir às opiniões contrárias de uma forma calma e coerente, expondo o seu ponto de vista sem criar qualquer atrito.
Estratégias para a gestão de conflitos
A gestão de conflitos eficaz é importante não só para o sucesso da sua empresa, como também para o desenvolvimento e crescimento dos seus colaboradores. Seguidamente apresentamos-lhe um conjunto de estratégias que podem coadjuvar na gestão de conflitos na sua empresa.
- Comunicação aberta e honesta: a comunicação constitui um dos elementos fundamentais no âmbito da gestão de conflitos. Uma comunicação aberta e honesta, permite não só esclarecer possíveis mal-entendidos, como também, identificar os pontos de vista de outras pessoas, encontrando assim soluções benéficas para ambas as partes. Por outro lado, uma comunicação deficitária possibilita que pequenos problemas possam ser exacerbados de tal forma que se transformam em conflitos de maior magnitude.
- Escutar ativamente: a prática da escuta ativa implica prestar atenção ao que a outra pessoa está a dizer, sem realizar quaisquer julgamentos ou interrupções. A escuta ativa irá contribuir para um entendimento mais completo de outro ponto de vista e para a consolidação de elementos como a empatia e o respeito.
- Soluções consensuais: ao abordar um conflito, em vez de procurar abordagens de “ganha vs perde”, deve-se tentar encontrar soluções consensuais que satisfaçam os intentos de ambas as partes envolvidas. A implementação desta abordagem na gestão de conflitos permitirá não só para uma maior colaboração, como a redução do ressentimento que na grande maioria das vezes advém dos conflitos.
- A importância de ceder: como nem sempre é possível alcançar uma solução consensual para todos os envolvidos, é necessário aprender a ceder em determinadas áreas de modo a contribuir para a resolução célere do conflito. Deve-se priorizar o que é mais importante e estar predisposto a realizar concessões difíceis, mas necessárias.
- Ter consciência de quando é necessário ajuda externa: geralmente os conflitos são de fácil resolução, pois advêm de divergências que podem resolvidas através do diálogo. Todavia, quando um conflito é muito complexo ou emocionalmente determinado, é fundamental procurar ajuda externa para impedir que o problema tome outras proporções. Pode ser um mediador, um coach ou um psicólogo, os quais podem ajudar as partes envolvidas no conflito a observarem as questões de uma perspetiva diferente.
A arte de lidar com as divergências de uma forma eficaz
A gestão de conflitos de uma forma célere e eficaz constitui o alicerce principal do sucesso de uma empresa ou negócio. Quando a gestão dos conflitos não acontece, os mesmos podem intensificar-se e transformarem-se em problemas sérios, com repercussões na produtividade e na reputação da empresa.
A competência da gestão de conflitos não é linear, sendo possível promover o seu desenvolvimento ao longo do tempo através de duas formas principais:
- A aplicação de estratégias como a comunicação aberta e honesta;
- A escuta ativa e a frequência de formações que promovam a aquisição de soft skills que irão incrementar a capacidade de um indivíduo de gerir as divergências de uma forma eficaz.
Nós, School of Self, somos o companheiro ideal para a sua empresa no que respeita à jornada da gestão de conflitos.
Temos recursos que permitem criar formações adaptadas às circunstâncias que nos sejam apresentadas, com o intuito de promover uma gestão mais eficaz das divergências na sua organização, fornecendo as soft skills necessárias para o efeito.