Sabias que… a aprendizagem digital tem várias vantagens, e uma delas na retenção de colaboradores? Neste post vamos explorar como funciona o e-learning e as vantagens de adotar esta estratégia numa empresa.
Retenção dos colaboradores nas empresas
Após o covid, cerca de metade das organizações portuguesas admitiram ter dificuldade em reter talentos.
A verdade é que encontrar o candidato ideal e todo o processo de recrutamento pode ser a fase mais difícil para atrair um novo funcionário. No entanto, a retenção dos colaboradores pode ser um desafio ainda maior.
Hoje em dia, os problemas de retenção de colaboradores continuam a existir nas empresas. Uma baixa retenção de colaboradores pode surgir de vários fatores como dificuldades nos relacionamentos entre colegas, um ambiente de trabalho pouco saudável, ou até pouco apoio por parte da chefia. Como as empresas não sobrevivem sem funcionários, por vezes é preciso perceber a raiz do problema e criar uma solução.
E-learning no dia-a-dia dos trabalhadores
O que é o e-learning?
O e-learning é uma técnica que consiste em cursos maioritariamente online, que podem funcionar em formato online e em direto, existindo interação ou de forma assíncrona, em que os formandos podem fazer a formação ao seu ritmo.
Esta tipo de formação já existia, mas a pandemia foi sem dúvida o acontecimento que evidenciou a formação online, e mudou o paradigma de várias empresas.
A formação digital nas empresas
Cada vez mais vemos empresas a apostar nesta formação, destinada a novas contratações. Esta pode ser uma alternativa flexível, intuitiva e motivadora, que tem várias vantagens
- Aposta na microaprendizagem: ao invés de uma formação longa, as empresas podem apostar em sessões de microaprendizagem, que consistem em formações com menos duração mas mais objetivas, e mais diretas ao ponto que realmente importa.
- Formação que acompanha o ritmo do funcionário: ao invés de apostar em formação com uma semana de duração, através do e-learning os formandos tem acesso à formação e podem fazer ao seu próprio ritmo. Isto acaba por dar alguma liberdade e cria menos pressão.
- Aprendizagem personalizada: este tipo de formação pode ser personalizado, para se adaptar às necessidades da empresa e objetivos da organização.
O impacto do e-learning na retenção dos colaboradores
Existem vários estudos a comprovar que colaboradores que tiveram uma boa introdução e apoio ao chegarem a uma nova empresa, tendem a permanecer na organização mais tempo. Isto só demonstra o quão importante é apostar no e-learning, sobretudo como ferramenta de formação para novos funcionários de empresas.
Cerca de 90% dos funcionários decidem se querem permanecer numa organização nos primeiros 6 meses. A primeira impressão de uma empresa é crucial.
Uma baixa taxa de retenção numa empresa não só é um custo, como também pode ser prejudicial para a reputação das empresas e bem estar dos funcionários.
Para concluir, o e-learning é importante para os novos funcionários darem os primeiros passos, mas é também uma forma de ajudar na retenção de colaboradores, ao dar ferramentas para apostarem nas suas soft e hard skills.
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