A ansiedade e o burnout profissional constituem dois problemas que afetam cada vez mais indivíduos em todo o mundo.
Aprender a manter a calma em situações de ansiedade e de burnout profissional contribui para um melhor controlo das mesmas, impedindo a sua exacerbação e o surgimento de consequências graves.
Ansiedade: O que é?
Já alguma vez sentiu uma sensação de medo ou apreensão em relação ao futuro ou a situações que não podemos controlar?
Sentir ansiedade em algumas situações é normal, como por exemplo, antes de uma apresentação importante ou de uma entrevista de emprego.
Todavia, quando a ansiedade se torna algo persistente, pode afetar de uma forma significativa a vida pessoal e profissional de um indivíduo.
Geralmente, a ansiedade é tida como uma resposta emocional normal a situações de elevado stress, contudo esta pode tornar-se num problema crónico, quando não é gerida da maneira mais adequada.
Burnout profissional: a exaustão emocional
De acordo com o Serviço Nacional de Saúde, o conceito de burnout pode ser definido como um estado de esgotamento físico e mental, o qual é causado pelo desempenho de uma atividade profissional.
O burnout profissional corresponde a uma situação de exaustão profissional, despersonalização e de baixa realização pessoal, a qual ocorre quando um indíviduo se encontra exposto a um ambiente de stress crónico no trabalho.
Normalmente, o burnout está associado a profissões que albergam um alto nível de exigência emocional, como por exemplo, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e professores, mas devido à conjuntura do mercado de trabalho atual, já é possível verificar a existência de casos de burnout profissional em várias profissões.
Consequências da ansiedade e do burnout profissional
A ansiedade e o burnout profissional são duas problemáticas que afetam cada vez mais indivíduos na sociedade atual. As consequências inerentes a estas podem ser graves, caso não sejam tratadas com a devida celeridade. Algumas consequências passíveis de enumeração são:
- Problemas de saúde mental, como por exemplo a depressão e os transtornos de ansiedade;
- Problemas físicos, como doenças cardiovasculares e os distúrbios do sono. Estamos perante dois problemas que afetam de forma negativa a vida pessoal e profissional de um indivíduo, conduzindo à diminuição da produtividade, a um aumento do absenteísmo, ou até mesmo ao abandono do trabalho.
Como devo lidar com um problema de ansiedade ou de burnout profissional?
Em primeiro lugar, para lidar com problemas com uma complexidade elevada, como é o caso da ansiedade e do burnout profissional, os indivíduos devem aprender a reconhecer os sinais e sintomas desses mesmos problemas, procurando ajuda profissional sempre que considerarem necessário.
Já no que respeita à prevenção do burnout profissional, é fundamental que as empresas procedam à criação de um ambiente de trabalho saudável, incentivando os seus colaboradores a cuidarem da sua saúde mental. Neste segmento, as empresas podem oferecer programas de bem-estar e de suporte emocional, além de implementarem um ambiente de trabalho que permita um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal.
Ao lidar com problemas como a ansiedade ou o burnout profissional, nunca se deve ignorar os sinais ou sintomas da sua existência, pois esse facto pode contribuir para a exacerbação dos mesmos e consequentemente para a existência de consequências mais gravosas.
A calma no meio da tempestade
Encontrar a calma numa situação de ansiedade ou de burnout profissional pode ser um processo difícil e desafiador, pois estamos perante situações complexas. Todavia existem algumas técnicas que podem ajudar a reduzir o stress e a promover uma sensação de tranquilidade. Eis algumas estratégias que o podem ajudar:
- Praticar a respiração profunda: a respiração profunda ajuda na redução da ansiedade e da tensão muscular, proporcionando assim uma sensação de relaxamento. E como funciona a respiração profunda? Basta inspirar profundamente pelo nariz, suster a respiração durante alguns segundos e expirar lentamente pela boca. O processo deve ser repetido as vezes que forem necessárias, até que se sinta mais calmo.
- Fazer exercício físico: a prática regular de exercício físico contribui para a redução da ansiedade e do stress, promovendo uma sensação de bem-estar e de relaxamento. Além disso, outro dos benefícios inerentes à prática de exercício físico prende-se com a melhoria da qualidade do sono, o que pode ser especialmente positivo em casos de burnout profissional.
- Prática de meditação: a meditação constitui uma técnica importante para a redução do stress e da ansiedade, contribuindo para a sensação de tranquilidade e de equilíbrio emocional.
- Fazer atividades que lhe tragam prazer: é fundamental dedicar uma parcela do seu tempo para a realização de atividades que o façam sentir bem, como por exemplo, ler um livro, ver um filme, ou praticar desporto.
- Procura de ajuda profissional: quando os problemas de ansiedade ou de burnout profissional se prolongam durante muito tempo, sem que lhe seja prestado o devido tratamento, os mesmos tornam-se casos graves, o que torna necessário a procura de ajuda profissional.
Saúde mental: a discussão do momento
A saúde mental constitui uma temática que está cada vez mais presente na nossa sociedade, fruto da conjuntura com que nos deparamos. Torna-se assim fundamental que os indivíduos se conscientizem para a necessidade de cuidarem da sua saúde mental sob pena de virem a desenvolver casos mais sérios de problemas como a ansiedade ou o burnout profissional.
Os desafios e obstáculos com que nos deparamos no nosso quotidiano contribuíram para exacerbar os casos de ansiedade e de burnout profissional, pois o estado de stress é tão constante que os indivíduos já não se conseguem abstrair da sua existência. As empresas também têm um papel importante no que respeita à mitigação destes problemas, através da criação de ambientes de trabalho saudáveis, os quais proporcionem um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional dos indivíduos.
Não existe uma receita secreta para acabar com estes problemas, a chave está sim em incrementar a capacidade de resiliência dos indivíduos relativamente aos mesmos.
Nós, School of Self, temos como objetivo ajudar os indivíduos a promoverem o seu desenvolvimento pessoal através da aquisição de soft skills que são fundamentais para a resiliência perante problemas como a ansiedade ou o burnout profissional.