Não é fácil enfrentar as adversidades. A forma como enfrentamos acontecimentos inesperados constitui um elemento determinante para o sucesso quer a nível pessoal quer a nível profissional.
Enfrentar as adversidades de uma forma positiva exige aos indivíduos um conjunto de soft skills específicas que irão coadjuvar o seu crescimento nesta esfera. Por isso vamos falar-lhe do significado da resiliência emocional e resiliência organizacional nos dias de hoje.
Resiliência emocional: o que é?
O conceito de resiliência emocional está relacionado com acapacidade em enfrentar as adversidades, resistir à pressão e recuperar de experiências exigentes.
Esta competência é fundamental, pois permite ultrapassar obstáculos e crescer num cenário marcado por acontecimentos inesperados. Todos os dias assistimos a situações difíceis que nos obrigam a reagir e seguir em frente.
A resiliência emocional pode ser desenvolvida ao longo do tempo, embora estejamos perante um processo difícil e demorado, porque implica consolidar um conjunto diferenciado de soft skills. Na verdade, no desenvolvimento da resiliência emocional podem ser utilizadas competências de resolução de problemas, a prática da autoconsciência ou a ajuda externa, necessária quando o problema já apresenta uma certa complexidade.
O que distingue um ser resiliente?
A resiliência emocional é preponderante para o crescimento pessoal e apresenta-se como um aspeto importante no que respeita ao bem-estar emocional e mental.
E quais são as principais caraterísticas distintivas de ser resiliente? A maior capacidade de ultrapassar as adversidades e encontrar soluções imediatas assim como:
- Sentido de propósito e de significado na vida: ajuda na capacidade de encontrar um sentido para a sua vida, perante um cenário difícil;
- Abordagem positiva: é capaz de encontrar o lado positivo, mantendo uma perspetiva otimista;
- Capacidade de adaptação: implica que um indivíduo tenha a competência de alterar a sua forma de pensar e agir com o objetivo de responder da melhor forma a circunstâncias desafiadoras;
- Autoconfiança: é alguém capacitado a superar obstáculos sem quaisquer problemas.
Como é que as empresas podem lidar com as adversidades?
A resiliência organizacional apresenta-se como capacidade que uma empresa tem de lidar com desafios e crises, caraterística fundamental das empresas bem-sucedidas. Num mercado empresarial em constante mudança, esta é uma competência necessária para a retenção de talento e reputação.
As organizações resilientes têm a capacidade de aproveitar oportunidades que surgem em situações de crise e de criarem vantagens competitivas. Mas como pode ser desenvolvida a resiliência organizacional? Através da flexibilidade de estruturas e de processos organizacionais e a capacidade de gestão de riscos.
A School of Self apresenta um conjunto de formações únicas, com uma curadoria de conteúdos de elevada qualidade, de modo a ajudar a sua empresa a apostar na competência da resiliência emocional.
Quais são as principais características que definem uma organização resiliente?
Uma organização resiliente distingue-se pelo: incremento da capacidade de resistência a choques externos, como por exemplo, recessões económicas e desastres naturais.
Resiliência emocional vs resiliência organizacional
Agora que já compreendemos ambos os conceitos, está na altura de observarmos a sua relação.A resiliência emocional e a resiliência organizacional constituem dois conceitos que apesar de distintos são interdependentes e complementares
Porquê? As organizações resilientes são compostas por indivíduos resilientes.
Existem várias práticas que podem ser implementadas, desde programas de bem-estar e a formação em competências no âmbito da resolução de problemas e da gestão eficaz de conflitos.A School of Self ajuda na conceção de conteúdos adaptados aos objetivos e necessidades individuais ou coletivos, o que irá ajudar na aquisição de soft skills fundamentais para o desenvolvimento dos conceitos de resiliência emocional e de resiliência organizacional.
Aprender a enfrentar as adversidades nunca foi tão fácil.